Pages

Ads 468x60px

quarta-feira, 6 de março de 2013

4

Know Your Meme - A Enciclopédia da Cultura Inútil da Internet


Os Memes têm dominado a internet já faz alguns anos, e tem milhares deles. Todos os dias em algum canto da rede aparecem novos. Por mais que muita gente ache que eles são a maior futilidade já criada na internet, todo mundo os vê e acabam usando. Mas como se manter atualizado e saber o que cada meme significa? Foi pra isso que  Kenyatta Cheese e  Andrew Baron criaram o Know Your Meme, a enciclopédia da cultura inútil virtual.





Você sabe o que é um meme?
Este site funciona de maneira parecida com a Wikipédia, a famosa enciclopédia online que é escrita pelos próprios internautas. No KYM qualquer um pode adicionar informações, que são checadas pelos administradores para manter a organização. 

Eles verificam se o que foi postado lá é mesmo um meme, ou só um viral. Pois é, as duas coisas são diferentes. Um meme significa uma idéia que é passada pela internet, e o viral seria apenas uma coisa (vídeo, imagem, etc.) que é compartilhada por todo mundo. 

Para Nossa Alegria -
De viral a meme
Para ficar claro, vamos citar o "Para Nossa Alegria", o vídeo da família cantando no sofá que fez muito sucesso no ano passado. Enquanto estavam apenas compartilhando o vídeo, ele era um viral, mas então começaram a incorporar cenas ou imagens dele em outras coisas, e ele se tornou um meme.

Os temas mais populares apresentam uma quantidade de conteúdo surpreendente. Eles contam o significado, mostram a origem dos memes, e ainda um gráfico de popularidade, mostrando quando estas idéias foram mais usadas. Além disso ainda tem um monte de imagens e vídeos exemplificando os memes, o que indiretamente torna o KYM um imenso banco de dados de conteúdo de humor.




Infelizmente este site é todo em inglês, mas mesmo assim, conta com vários memes de origem brasileira. Eu dei uma pesquisadinha nos que eu conhecia, e achei lá alguns clássicos do nosso folclore como o Lindomar, Para Nossa Alegria, Nana Gouvêa e Mussum Forevis

Memes de todas as épocas estão lá.


E recomendo também esses aqui que ainda não são muito muito populares no Brasil (clique na imagem para ir à página:

Ninguém simplesmente sai andando em Mordor: Se refere a uma frase de Boromir em Senhor dos Anéis. Aqui eles substituem a palavra "andando" por outra ação (não é caso desta imagem que eu coloquei, usei essa porque achei legal).









Namorada Grudenta: Baseado num vídeo viral, coloca essa garota com cara de psicopata em frases típicas de uma mulher doentiamente apaixonada. A tradução desta frase aí é "Oh! Você encontrou outra pessoa? EU ESTOU GRÁVIDA."






Homem-Aranha dos anos 60: Esse desenho animado do Aranha é um tanto quanto bizarro, e eles tiram várias cenas com poses engraçadas e colocam uma frase para mudar o contexto. Esse aqui diz "Chupa aqui, Nova York!"





Você veio à vizinhança errada, FDP!: Esse é o meu favorito, é usado para dizer que alguém não é bem-vindo em algum lugar. Ótimo pra botar pra correr trolls e fanboys de fóruns na internet.







Então deixo a dica aí, se você gosta ou quer conhecer mais sobre o que rola na internet, dê um pulinho lá. E principalmente, se você manja bem de inglês e quer mostrar para o mundo que o Brasil é uma potência em produção de cultura inútil, abra um tema ou contribua com algum dos já criados (não achei o "Morre Diabo" lá, vê se pode!?). O endereço está aí embaixo:


  
Know Your Meme 



4 comentários:

Obrigado pela participação! =D